Blog da Rita Passos

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Itu adota novo conceito de abrigo para menores

casa_lar_ituA deputada estadual Rita Passos participou na última sexta-feira da inauguração da Casa Lar de Itu, espaço destinado ao atendimento para crianças e adolescentes com idades de zero a 17 anos e 11 meses. São crianças sem vínculos familiares, abandonadas pela família, que viviam no Ceaca (Centro de Apoio à Criança e Adolescente) de Itu por determinação judicial.

A Casa Lar será gerenciada pela Associação Casa Lar Direito de Viver, Organização Não Governamental que assumiu o desafio de instituir um novo conceito de abrigo. A proposta é criar um ambiente familiar, onde as crianças se sintam na própria casa. A Casa Lar terá duas mães sociais, profissionais treinadas para prestar um atendimento humano e com o carinho que as crianças merecem. “Nesta casa, as crianças irão se sentir em um lar familiar. Terão todo o suporte necessário para se tornarem cidadãos dignos”, afirmou Rita Passos.

Frente de Apoio à Adoção

Rita Passos trabalha para estimular a adoção no Estado de São Paulo. Como coordenadora da Frente Parlamentar de Adoção e Pró-Convivência Familiar, ela desenvolve junto a representantes do Poder Judiciário, OAB e GAASP (Grupo de Apoio Adoção de São Paulo) um trabalho para estimular no estado a formação de Grupos de Apoio à Adoção (GAA). Formado por representantes da sociedade civil, o GAA oferece suporte gratuito às famílias em todas as fases da adoção, inclusive no momento de receber as crianças em seus lares.

Outro papel preponderante dos grupos é conscientizar as famílias de que adotar crianças fora do perfil desejado pela maioria também é um gesto de carinho que trará felicidade na mesma medida. O Cadastro Nacional de Adoção assinala uma preferência que provoca um contraste enorme: há uma fila de 1,3 mil crianças à espera de um lar em São Paulo e 11 mil candidatos a pais. Isso porque 90% das pessoas inscritas em processos de adoção procuram crianças com idades abaixo dos cinco anos, faixa etária que representa apenas 10% dos menores registrados no cadastro.

Rita tem a convicção de que políticas públicas definidas em um debate com pessoas comprometidas com a causa são a saída para reverter o quadro atual e proporcionar às crianças um lugar digno e acolhedor para viver. Foi com esse espírito público que a deputada criou a Lei nº 14.464/11, instituindo a Semana Estadual da Adoção em São Paulo, celebrada na semana que antecede o dia 25 de maio (Dia Nacional da Adoção). O período estimula o judiciário, OAB, setores públicos e privados, especialmente a sociedade civil, a promoverem encontros e atividades para discutir novos mecanismos e ações para melhorar o processo de adoção.

Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>