Blog da Rita Passos

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Perdas de águas nas redes urbanas é tema mediado por Rita Passos em Simpósio Internacional

simposio_recuperagua

As “Perdas nas redes urbanas de água, reflexos financeiros, operacionais e político” foi o tema mediado pela deputada estadual Rita Passos (PSD) durante o Simpósio Internacional RECUPERAGUA – Conservação, Gestão e Recuperação da Água, promovido nesta quarta-feira (22/04), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O evento reuniu especialistas brasileiros e estrangeiros da área hídrica.

No painel de Rita Passos palestrou o engenheiro Eric Cerqueira Carozzi, superintendente de Desenvolvimento Operacional da Sabesp. O engenheiro apresentou o conceito de perdas para a empresa de saneamento Paulista. Da água produzida pela Sabesp, segundo Eric, 29,8% perde-se ou não é paga.  Consideram-se perdas os vazamentos, submedições de hidrômetro decorrentes de fraudes e irregularidades, como roubo ou desvios. O engenheiro afirmou que a média nacional de perda de água gira em torno de 37%.

Rita Passos por sua vez destacou em sua fala que a água não é um recurso infinito, e que é importante a colaboração da sociedade no uso consciente da água, evitando assim o desperdício. Autora de duas proposituras, o PL 798/07, que obriga a inclusão nas faturas emitidas por concessionárias a orientação sobre a racionalização do consumo de água e o PL 1350/14, que institui campanhas permanentes de incentivo à redução do consumo de água, Rita Passos afirmou que trabalha para aprovação dos PLs na Assembleia Legislativa de São Paulo. Para que os projetos saiam do papel, Rita disse que após aprovação vai atuar junto ao executivo estadual para que a as duas leis sejam sancionadas e regulamentas, sendo assim,  efetivamente vigoraram no estado de São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>