Blog da Rita Passos

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Centro Novo Dia: idosos em boas mãos

Idosos atendidos na unidade de Itu, criada por Rita Passos

Idosos atendidos na unidade de Itu, criada por Rita Passos

Imagine ter um idoso em casa que requer atenção integral e, ao mesmo tempo, você precise sair para trabalhar e não tem com quem dividir os cuidados. Situação triste e preocupante. Mas infelizmente essa é realidade de muitos brasileiros. Só no Estado de São Paulo vivem 6,4 milhões de idosos, que representam 12% da população paulista.  Boa parte deles mora com parentes e apresenta problemas de saúde, faz uso rigoroso de remédios ou tem algum tipo de limitação física ou mental. Foi pensando nessas pessoas que a deputada estadual Rita Passos (PSD) criou o Quero Vida, um programa que oferece atendimento gratuito a idosos semidependentes, com mais de 60 anos que passam o dia em um espaço sob a supervisão de profissionais da saúde – hoje chamado pelo governo paulista de Centro Novo Dia. Lá eles se alimentam adequadamente, recebem orientação e ajuda com a higiene pessoal e participam de atividades culturais. O programa ainda dispõe de transporte.

O programa nasceu em Itu, em 2006, quando Rita presidia o Fundo Social de Solidariedade. O projeto foi uma referência para ser implantado no estado de São Paulo, chegando em mais de 40 municípios, beneficiando 2,1 mil idosos. A criação e ampliação no estado foi fruto do seu trabalho à frente da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, entre 2009 e 2010.

Agora, a líder do PSD na Assembleia Legislativa de São Paulo está empenhada em levar a iniciativa para mais cidades. A parlamentar está trabalhando junto a Secretaria de Desenvolvimento Social para que mais cidades do estado recebam o programa como, Aguaí, Álvaro de Carvalho, Araçoiaba da Serra, Araras, Barra Bonita, Bebedouro, Boituva, Echaporã, Elias Fausto, Itatiba, Ilha Solteira, Ilhabela, Piratininga, Porto Feliz, Salto, São Roque, Santa Bárbara D’Oeste e Pereira. Se for acatado, mais de 850 idosos serão atendidos.

“Estes centros são a solução para que os idosos semidependentes recebam os cuidados necessários. Oferece qualidade de vida ao idoso e garante a tranquilidade de filhos e netos que precisam trabalhar.”

De acordo com o IBGE, o crescimento da expectativa de vida no Brasil chegou aos 74 anos, dado relevante aos governantes para criação de políticas públicas à chamada terceira idade. E que iniciativas de sucesso, como o Centro Novo Dia, sejam consolidadas.

Assinado por Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>