Blog da Rita Passos

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

“Semana Padre Bento” é celebrada no estado de São Paulo

padre-bento

O estado de São Paulo celebra de hoje até domingo (20/09) a “Semana Padre Bento” instituída oficialmente no calendário por meio da Lei 15.172/13 de autoria da deputada estadual Rita Passos (PSD). A Lei homenageia um homem que ficou marcado na história de Itu por ter dedicado sua vida a ajudar hansenianos e de alertar sobre a prevenção da doença.

Padre Bento viveu no município de Itu no século 19. De família rica, abdicou de sua fortuna para ajudar os hansenianos e foi prestar serviços na Chácara da Piedade, onde trabalhou pelos enfermos sem temer o contágio.

Segundo a Fundação ProHansen, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking geral de casos descobertos anualmente, uma média de 49 mil na última década. Há muitos registros da doença em crianças com menos de 15 anos, totalizando 2.420 casos.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2012 foram detectados quase 29 mil casos da doença no país. Os casos de hanseníase diminuíram 26% entre 2001 e 2011. No entanto, segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, a queda da doença no resto do mundo foi muito mais acentuada. Em um período de seis anos (entre 2004 e 2010) houve uma redução de 40% nos casos da doença em todo o mundo.

Para Rita Passos a hanseníase é uma doença séria que exige políticas públicas eficientes para prevenir e tratar casos. “O meu desejo é que à ‘Semana Estadual Padre Bento’ contribua para livrarmos a população desta enfermidade, seguindo o exemplo de caridade e amor pelo próximo que Padre Bento nos deixou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>