Blog da Rita Passos

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Zinho do Violão é homenageado na Alesp

Por meio da indicação que fiz a Comissão de Educação de Educação e Cultura, que presido na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), o cantor e compositor ituano de música caipira raiz, Zinho do Violão, receberá a medalha da 1ª edição do “Prêmio Inezita Barroso”, que ocorrerá na Alesp.

O “Prêmio Inezita Barroso” condecora personalidades que se destacaram na sociedade pela contribuição com a música dita caipira de raiz, e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que complemente no estado de São Paulo.

Zinho é um artista muito talentoso e querido na cidade onde moro, em Itu. O prêmio é merecido porque desde a sua infância ele tem defendido e divulgado esse patrimônio cultural que é a musica caipira de raiz.

Foto: Eu com o Zinho no meu programa de rádio "Bom dia com o Coração"

Foto: Eu com o Zinho no meu programa de rádio “Bom dia com o Coração”

Conheça a biografia do Zinho do Violão

Luiz Marino Silveira Leite, popularmente conhecido como Zinho do Violão mora em Itu e é casado com a dona de casa Celi de Jesus Saviolli e tem três filhas, Daniela e as gêmeas Ana Paula e Ana Carolina. A música caipira de raiz está em seu DNA, desde os 10 anos de idade canta e toca canções deste gênero. Na infância, quando freqüentava espetáculos de circo foi assistente de palco da conceituada dupla Tião Carreiro e Pardinho.

Na infância e adolescência foi calouro de rádio vencedor em sua cidade, tocando e interpretando canções caipiras da época como “Menino da Porteira e “Beijinho doce”.

Nos anos 80 com o seu talento musical foi calouro vencedor dos programas, Barros de Alencar e Chacrinha.  Em 1985 gravou o primeiro Lp Zinho do Violão Alegria & Emoção, tendo como sucesso as canções “Ei pai” e “Tá danada a situação”, lançadas no programa de auditório Clube do Bolinha, da TV Bandeirantes. Zinho também cantou para Inezita Barroso em seu programa Viola Minha Viola. Na década de 80 participou do programa da dupla Tonico e Tinoco, na rádio Bandeirantes.

Em 2007 teve participação especial com música de sua autoria “Deixe-me viver”, no CD coletânea do Padre Antonio Maria. Suas composições além de agradar o público caíram na graça do cantor Sérgio Reis, que pretende gravar “Fogão a lenha” uma de suas melodias inéditas.

Mesmo com o passar do tempo e com a evolução a música popular brasileira, Zinho do Violão não deixou de fomentar e divulgar a musica caipira de raiz. Ele tem levado a musica caipira em programas de rádios, festas, bares, e diversos eventos culturais.

Rita Passos 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>